Desde 2001 que realizamos Oficinas de Identidade e Expressão Criativas, qualificando já mais de 80 índios para atuarem como jornalistas, historiadores e antropólogos de suas próprias vidas. Publicamos sete títulos dentro da coleção de livros: “ÍNDIOS NA VISÃO DOS ÍNDIOS”, pelo qual fomos reconhecidos com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2004 (Ministério da Cultura – IPHAN). Para ponderar os índios na busca de sua autonomia e desenvolvimento, criamos: “INDIOS ON-LINE”, uma rede que hoje possui sete nações indígenas conectadas a internet via satélite e recebeu o Prêmio do Instituto Telemar, pela ação de inclusão social.
Fomos também premiados pela Ford Foundation por nossa campanha: “INDIO QUER RESPEITO” e pelo Brazil Foundation pela campanha: “INDIO QUER PAZ”. Estes projetos promovem o diálogo na diversidade como forma de construir a paz. Em todas estas iniciativas contamos com o apoio da UNESCO que atualmente esta nos possibilitando trabalhar com a “RADIO COMUNITÁRIA PATAXÓ-HÃHÃHÃE”.
Todos os programas trabalham também o fortalecimento das culturas indígenas, cada um de uma forma. Com “CANTANDO AS CULTURAS INDÍGENAS” criamos coletivamente, com os índios de sete nações, sua própria tecnologia arte-educativa, editando um CD e uma cartilha didática para os professores indígenas utilizarem dentro de suas comunidades. Com “MULHERES QUE PLANTAM”, um grupo, de índias, está perpetuando os conhecimentos ancestrais da cura através da natureza e projetando os valores humanos inerentes a suas tradições milenares.
Muitos são os nossos projetos que aproximam a sociedade geral a conhecer e valorizar as culturas indígenas. “ÍNDIOS LENDO”, um programa para enriquecer as bibliotecas das comunidades indígenas, bem como doar também os livros produzidos pelos índios a Centros Públicos de Estudo ou Pesquisa. “ÍNDIOS NAS SALAS”, um programa que já levou índios a dialogar com mais de 100.000 estudantes brasileiros. “INDIOS NA FRANÇA”, divulga a realidade dos índios do nordeste internacionalmente. “IRMÃOS NO MUNDO”, um documentário sobre o intercâmbio entre duas nações indígenas, que já foi exibido oito vezes na televisão pública brasileira e em alguns festivais. Além de nossos produtos: livros, cds, filmes e website; nos orgulhamos de totalizar mais de 300.000 contatos diretos. Nossas iniciativas têm permitido aumentar a consciência planetária de que cada povo tem a sua riqueza e a existência harmoniosa de diálogo entre estes povos é que fazem a riqueza de nosso mundo.