Todo ritual de formatura é realizado em locais sagrados para os Potiguara, os mesmos aconteceram nas furnas que temos em nosso território. A do ensino fundamental foi dia 18 na aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição-PB onde está situada a escola Pedro Poti.
A do ensino médio por sua vez foi novidade tanto para os alunos concluintes quanto para os professores e parentes presentes. O ritual foi realizado na furna do Capim Azul, terra demarcada mas que está oculpada por posseiros que se sentindo donos da terra tentaram impedir as festividades. Mas as lideranças presentes, entre eles o chefe do posto indígena Josafá Padilha Potiguara, conversou e explicou para o posseiro presente que aquele local tem muita importância para nós e não seria o impedimento deles que iria atrapalhar esse maravilhoso momento.
Deixando de lado as dificuldades os alunos dançaram o toré dentro e fora da furna, depois foi lido o juramento da turma pelo aluno Tanielson (Tani Potiguara) na língua tupi. Após isso foi entregue os diplomas, para os alunos encerrando o dia de festa com banho de rio e churrasco para os presentes.
Para nós alunos o ritual de formtura é muito importante, pois nos diferencia dos não-índios. Nós abrimos mãos da formatura convencional porque achamos que não é interessante para nós alunos potiguara do ensino diferenciado. Nesta formatura tivemos contato com a terra, o fogo, a água e o vento elementos necessários a nossa vida.

Tani Potiguara
tanipotiguara@hotmail.com
Irembé Potiguara
irembe@indiosonline.org.br