Com o interesse de trocar conhecimentos, entre duas culturas diferentes, mas com os mesmos propósitos, o Srº Ardaga que se alto denomina uma pessoa do mundo, pois para ele o mundo não tem fronteiras, e o Grupo Maria Bonita de Lençóis – BA. O Grupo Maria Bonita, com o acompanhamento de Ardaga, tem o objetivo, de levar a alto estima, para mulheres negras e pobres, pois são alvos de preconceitos e descriminações, de uma

sociedade que com o passar dos tempos, ainda não mudou um comportamento do tempo da escravidão. E a realidade do Grupo Maria Bonita, não é diferente da realidade dos povos indígenas do Brasil.
Que também, através da mídia sensacionalista, que ao longo dos tempos, sempre condenou os povos indígenas, como preguiçosos e incapazes. E através dessas semelhanças, de descriminações e preconceitos, o povo Pankararu teve a honra de em cinco dias, estar compartilhando, suas experiências com o Grupo visitante.
Mas alem de trocarem experiências, ouve vários passeios pelas matas Pankararu, que deu a perceber o respeito do Pankararu e o Grupo, tem com a Mãe Natureza, e também com os, mas velhos e as crianças. Então ficou clara, que através de tantas descriminações, que faz parte do cotidiano, dos dois Grupos também existe muita luz e felicidade. E por isso o povo Pankararu, acredita que esse encontro, foi de muita importância no movimento social, pois quando pensamos que somos minoria se nos afastamos e perdemos forças, na luta pela melhoria da qualidade, de vida dos menos favoráveis sócias.
E entenderam que unidos, não somos minorias e sim maioria, perante a sociedade capitalista que comanda os nossos pais, que na verdade corresponde um pouco mais de 20% da sociedade Brasileira, então na verdade a minoria são eles e não nós.
E se parar-mos para pensar e nos unirmos, tomaremos conta de nosso país, e derrubaremos aqueles que comandam, nosso país sobre as ordens, de países de primeiro mundo, os que ditam ordens aos paises emergentes, como se eles não tivessem vontade própria, costume e nem cultura própria.

Solange Monteiro
E-mail: solange@indiosonline.org.br.