Conversar no SITE é reunir várias nações indígenas pelo mesmo objetivo, uma Caçada Digital coletiva em grupo misto, de tribos diferentes. Cada um com a flecha específica de sua tribo, mas com o arco de todas as etnias. Assim faremos uma caçada nunca vista antes, agora uma ação super-coletiva para o bem de todos os índios brasileiros.

Estamos desbravando novas simbologias com a tecnologia, no campo urbano das cidades ou floresta de pedra elétrica. Nas caçadas, cada povo indígena com seu dom (potencialidade) cultural que o guerreiro representa e leva como bagagem para desempenhar sua tarefa. A Equipe do Arco Digital com os Arqueiros do curso vão fazer história, por ser as pessoas pioneiras com essa nova forma de caçar.

A GRANDE CAÇADA DIGITAL

A Grande Caçada é fruto da Educação Tradicional, com
dedicação cultural dos indígenas, executando suas faculdades no
ecossistema natural.

A Caçada Digital segue esse pensamento, mas a sua realização é feita no cenário urbano das cidades, onde estão os lugares de caça: as instituições, ministério, empresas,ONGs, agências. Esses campos de caças são fontes de recursos, direito, a saúde, a educação, que os índios poderão acessar com o Arco Digital para realizar os objetivos comunitários.

Quando um projeto é elaborado pelos indígenas, e aprovado pelas instituições nacional, a Caçada Digital só ficará concretizada quando a comunidade indígena usufruir deste projeto como na Grande Caçada, um esforço coletivo para o bem de todos. Em grupos sociais como nos povos indígenas cada pessoa faz parte do corpo coletivo, vivo e dinâmico. Se algum membro do grupo não executar sua tarefa todo o corpo todo sentirá o efeito. Ser índio é ser coletivo. Lembrem sempre do CORPO COLETIVO TRIBAL, do ÍNDIO GIGANTE.

A Caçada Digital poderá começar com uma pesquisa local na tribo, que usará o Arco Digital (computador) para enviar ao mundo externo sua flecha, transformado a esperança do grupo e possivelmente retornando á nossa tribo como um bando de aves revoando o céu, anunciando a fartura caçada, como no começo.

A Flecha Digital

Cada povo tem sua cultura, sua história, terra, meio ambiente, língua etc. O número total de atividades produtivas tradicionais e atuais, corresponde à cultura social daquele povo.

Ser arqueiro digital é uma atividade entre as inúmeras existentes: artesanato, agricultura, pecuária, canto, língua,caça, pesca etc.
Uma atividade quando não é praticada na tribo a cultura fica mais
pobre, deixar de praticar muitas atividades coloca nosso patrimônio
cultural em risco.

O participante do curso do Arco Digital construirão suas flechas para beneficio de seu povo, no seus cadernos, com a colaboração de toda a comunidade de arqueiros on-line.

A característica ou composição da flecha é a realidade da sua tribo. Cada arqueiro irá fabricar cada flecha em relação as necesidades de seu povo, tendo em conta sua população, história, saúde, animais, sabedorias, necesidades… A eficiência, sucesso ou êxito da flecha em atingir o alvo, vai depender de quem a construir e lançar. Obviamente, também dependerá do meio ambiente, do contexto. As vezes uma flecha-projeto lançada-enviada para um órgão não é aprovada, nesse caso o melhor é solicitar sempre uma explicação do porque não foi aprovado, para asssim o arquerio modificar a flecha ou o estilo de lança-a para sair de novo de caçada. As vezes necesario re-lançar uma mesma flecha varias vezes.

As Flechas do Arco Digital é um conjunto de atividades e ações articuladas numa ferramenta, a tecnologia do computador, com os quais os povos se adaptarão a nova realidade para garantir ás condições necessárias á sua sobrevivência.

A maneira de fazer flechas é diversa, como também é diversa a forma de colher, caçar, pescar, alimenta-se ou construir a sua casa.
As atividades nas oficinas têm um sentido de ampliar e beneficiar na articulação com o sistema da cultura social.

A caça e a produção de flechas são atividades materiais integradas em relações e comportamentos socialmente harmonizados entre os indivíduos. A construção da flecha não é apenas uma adaptação ou proteção do grupo, mas uma interpretação simbólica de sua visão para atualizar-se no mundo
contemporâneo.

Aqui em kariri-xoco os jovens estão entusiasmados com o Arco
Digital, ver a esperança nos olhos deles me emociona, a energia positiva é uma matéria prima essencial de construção de um mundo melhor. Isso se irradiará como um raio de luz do amanhecer no futuro de novas gerações.
É gratificante perceber os jovens indígenas saber sobre o Arco Digital do tempo contemporâneo, imaginando atingir-mos uma dimensão ilimitada com uma simples “clique” uma espécie de flecha atingimos o outro lado do planeta, todos nós somos da tribo da terra, vista do espaço sideral
parece um único povo. Pela unidade planetária, vamo-nos atirar nossas
flechas para entrelaçar-mos na atmosfera a rede tecida por todos os
povos.