Índia guerreira (MANINHA XUCURU KARIRI)

No dia 11 de outubro de2006 todo povo xucuru kariri chorou com a partida da índia guerreira Maninha xucuru kariri.
Ela lutou toda sua vida pelo ideal que era a demarcação das terras e a liberdade dos povos xucuru kariri. Dia 12 de outubro de 2006 ela foi enterrada no antigo cemitério indígena por nome de igreja velha que foi seu desejo.Ela quis ser enterrada na terra que havia lutado com todo seu povo e que foi retomada e ganhada exatamente no dia 12 de outubro de 1986 no dia que comemorou 20 anos de vitória de nossa terra.
A luta dela não para por ai todos nós povo Xucuru Kariri vai dar continuidade a sua luta e o seu ideal em uma luta incansável com a ajuda do Pai Eterno e de todos que já se foram assim como ela e que continua nos fortalecendo de onde estão o seu.
Vieram povos de todos os lugares dá o ultimo adeus a essa grande guerreira.
Vieram índios: Kariri Xocó, Vassu Cocal, Tingui Botó, Xocó, Xucuru de Pesqueira, Xucuru de Oruruba e das comunidades Xucuru Kariri,Tuxá,Pankararu e a sociedade branca.
Houve o toré e a fala das lideranças em homenagem a ela.
Na aldeia mata da cafurna onde Maninha conquistou o respeito de todos da sociedade branca, ela apesar de ser mulher nunca desistiu de seguir uma lutar.
Foi homenageada pelos povos indígenas de todo Brasil, muitos não Pound comparecer, mas estavam em espírito pois ela foi e será um exemplo a ser seguido principalmente por nos jovens que neste ano ela fundou o grupo jovem( kanindé)e que quatro dias antes de sua partida na reunião do grupo ela parecia saber que iria acontecer( a sua partida) e nos falou para nós nos unirmos e lutar não parar para ter medo.
Foi assim que ela viveu.
Ela não teve tempo de ter medo. E assim que temos que perseguir como todo os guerreiros dos povos indígenas, assim como a frase do cacique Chicão xucuru de
Ororubá,grande guerreiro.

“POR CIMA DO MEDO CORAGEM”

(Suyane prima de Maninha xucuru-kariri)