Na tarde de ontem por volta da 17 horas, um carro tipo Celta se aproximou da area que está ocupada pela a comunidade Pataxó hãhãhãe. Chegou em uma velocidade, dando um cavalo de pau, virando a frente do carra para a estrada de sentido de quem vai de Pau Brasil a Itaju do Colônia. foi parando e derrepente um dos ocupante do carro começou a dispara contra os indigenas que está na sede da fazenda retomada, nessa hora, foi um momento muito tenço para os as mulheres e crianças indigena que está na sede. Foram efetuado vários disparos, por sorte nenhuma da comunidade foi prejudicado pelos os tiros. Segundo relatam os parentes indigenas  presente. Ao retorna com o carro os pistoleiro no caminho tentaram pára dois indios que vinham de moto, aonde os indios reconhecendo que se tratava de pessoas estranha, acelerou mais forte na moto, aonde foi seguido pelo o referido carro e tentaram mobilizar os indigenas a tiro. Isso fez com que os indios ficasse mais de alerta, pois essa areas retomada é de grande periogo, pois consentra muitos fazendeiros que é da época do coronealismo, eles são capazes de contratar homens de natureza mau para prejudicar os povos indígenas.

Próximo das áreas retomadas segundo os parentes, estão cheio de homens fortemente armados, no período da noite ouvimos vários tiros. e que não permite que os indignas durmam tranqüilamente. O local é distante da cidade.  Os indios presente na hora do fato diz que as armas  utilizado deveria ser de grande  porte e  potentes, deviduo o extragor causado no local, comparado a distancia que ouve os disparos.

Os Pataxó Hãhãhãe estão determinados a permanecer na áreas, e pede a  justiça possa agora fazer o seu papel, devolvendo as nossas terras. As fazendas que antes servia para criatório de gado, de hoje em diante acreditamos que ela possa servir para buscar  a sustentabilidade de várias familias indígenas que vivem a margem da linha da pobreza. e assim evitaríamos que mais de nossa terra fosse destruída, já que foi comprovado desmatamento por parte dos fazendeiros.

Os índios Pataxó Hãhãhãe, está cansado de esperá pela a justiça, que anda lenta como uma tartaruga. Enquanto as “autoridade retarda o julgamento de nossas terras” tem índios morrendo assassinados. por falta de condições melhores para poder cuidar da saúde, de uma educação e alimentação de qualidade. Sendo que essas terras nos pertence temos prova, e a STF, continuam deixando o povo indígenas amingua.

Através da rede indios online, levamos para a sociedade que nos ajude, a cobrar das  outoridades desse país , que assuma a nossa causa com carinho  e não permita mais que um pai de familias perca a sua vida nessa luta árdua e necessária.

Cominidade Pataxó Hãhãhãe

APOINME