Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu
26 de janeiro de 2006, Itaju do Colônia – Bahia.

Nos Pataxó Hahahae informamos a sociedade e as entidades em geral o que esta acontecendocom nossa comunidade. Neste momento, devido o Supremo Tribunal Federal continuar a protelar por estes 24 anos nossa ação civil originaria 312/1 da “Nulidade dos títulos” de nossas terras outorgados ilegalmente pelo Governo da Bahia para os coronéis, e justiça local estar se aproveitando desse impasse para conceder liminar em nossas terras em favor dos grileiros, nós tivemos a necessidade de retomar mais terras para nosso povo plantar e viver.
Desde o dia 23 de janeiro de 2006, estamos colocando nossos corpos em luta retomando o que é nosso por tradição, cultura, historia e direito. Somos mais de 3200 índios, sendo que hoje 800 índios estão ilhados numa área rodeada pela policia militar e por pistoleiros, sem telefone e sem transporte.
Quando o presidente da FUNAI, Marcio Pereira Gomes, que é quem tem a responsabilidade de cuidar dos assuntos referentes a nós índios se pronuncio dizendo que os índios já tem terra suficiente nos feriu gravemente. Nós não temos nem sequer um terço das terras que são nossas por direito, terras estas que estão sendo exploradas há anos pelos latifundiários, que as maltratam cortando as arvores, colocando gado e poluindo nossos rios. Alem disso a FUNAI se nega a nos dar assistência neste momento de tamanha precisão, não temos alimentação suficiente, não temos condições de saúde e nem de comunicação.
Solicitamos a sensibilidades de todos aqueles que entendem dos massacres que nos índios sofremos ao longo do tempo, para que nos auxiliem com ações, doações e apoio. Precisamos com urgência de alimentos para poder permanecer na nossa terra durante o tempo que a justiça entrega o que é nosso, precisamos contar com o apoio de todos para escrever ao Presidente Lula, ao Ministro da Justiça e ao Presidente da FUNAI.

Sabemos que contamos com apoio de todos vocês para divulgar nossa causa e precisamos na medida da possibilidade de cada um, uma forma de colaboração para nosso sustento, principalmente seja com alimentos ou com recursos para comprá-los.

Washington J. Santos (Ampohá), Banco do Brasil, agencia 2416-3, conta corrente 5470-4.

As formas de contato com agente podem ser:
1) Através do orelhão comunitário de nosso Posto Indígena Caramuru – Catarina Paraguaçu, (73) 3273-2550 ou
2) Através do CIMI Itabuna, (73) 3212-1171

Para mais informações sobre nós podem pesquisar no site: www.indiosonline.org.br

Ampohá Pataxó – Vice Cacique
Evangelista Bispo – Cacique
Akanahuam Pataxó – Cacique
Diógenes – Cacique