merc-300x225

Luizinho Tukano – AM

Repórter on-line – Como é a organização de seu povo? Existem organizações?

Luizinho Tukano – Bom a região onde moro, é constituído de diversos povos indígenas, especificamente 22 etnias. A região pertence a Terra Indígena do Alto Rio Negro, demarcarda em meados de 1994. As principais líguas faladas na região são: Tukano, Nheengathu e Baniwa (ambas co-oficializadas). A cidade sede dessa região é São Gabriel da Cachoeira- Amazonas, e possue aproximadamente 35 mil habitantes somando interior e cidade.
Os movimentos indígenas são representados por associações, dentre elas se destaca a FOIRN ( federação das organizações indígenas do Rio Negro) fundada em 1987, possui filiação com muitas associações espalhadas por toda a região de São Gabriel, e a partir de uma eleição se é constituido o corpo diretor.
DSC00930-300x225
A FOIRN vem representando ao longo dos anos praticamente todos os povos indígenas da Região do Rio Negro e tem destaque Mundial. com relação as associações formadas nas bases, o principal objetivo é dá represantatividade a comunidade, realizando projetos, trabalhos, eventos entre outros.

Repórter on-line – Como é a organização tradicional?

Luizinho Tukano – Os pajés e caciques em nossa região são bastante respeitados e ainda existe uma quantidade significativa de benzedores e curadores. Eles se encontram em cada povo lá existente.
prai-300x225
Repórter on-line – Existe alguma organização jovem? Qual é o meio de sustentabilidade de seu povo?
Luizinho Tukano – Quanto a politica jovem indígena, é formada por jovens em São Gabriel através de uma secretaria ligada a FOIRN e também na propria prefeitura municipal, já que a população de São Gabriel é formada por indígenas, somando um total de  95% de toda a população.
o meio de sustentabilidade são variadas, na cidade sede, as profissões habituais como cargos de funcionários etc, prevalece como fonte de renda. Nos interiores a caça e pesca é o principal meio de alimentação, quanto ao plantio a mandioca e muitas frutas (açaí, cubiu, cucura,laranja,abíu, pupunha,cana, ingá, entre outros) compõem a mesa em cada dia-a-dia.