O povo Pankararu participou de uma oficina, realizada pelo projeto de Iniciativas Comunitárias em Saúde Indígena VIGISUS/FUNASA, sobre como prestar conta e executar corretamente o Projeto de Revitalização de Ervas Medicinais e Nascentes Pankararu, que foi contemplado no VIGISUS/FUNAS, e já está em fase de execução.
Na presença de sessenta índios Pankararu, entre servidores indígenas da FUNASA, Professores indígenas, representantes do Movimento Jovem Pankararu, lideranças, Cacique e pessoas conhecedoras do uso e das praticas medicinas tradicional Pankararu. As iniciativas comunitárias apresentaram o projeto que foi idealizado pelo Movimento Jovem em parceria com a APROISPE – Associação de Profissionais Indígenas de Pernambuco, a onde as pessoas presentes pudessem entender e compreender, a importância e benefícios que o projeto traria para a comunidade. E no segundo momento foi trabalhado como seria a prestação de contas e para isso foi criado dois comitês o de Implementação e o de Acompanhamento. O comitê de Acompanhamento tem três representantes do Movimento Jovem e o de Implementação tendo três representantes da APROISPE. Seguindo em pauta foi desenhado um mapa do povo Pankararu, a onde foram colocados dentro do mapa supostos parceiros fortes para o projeto, e também foi trabalhado como realizar corretamente essas supostas parcerias. Após os debates sobre supostas parcerias, foi feito um trabalho de como executar o projeto de forma correta, para que não haja falhas e o projeto seja executado com êxito. E como sempre no término da oficina teve um grande tóre Pankararu com a participação de todos que estavam presentes.
A experiência dessa oficina foi satisfatória, pois teve a compreensão e o envolvimento de todos, até porque o projeto visa preservar e manter por várias gerações uma cultura especifica e diferenciada Pankararu.

Alexandre Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br