Povo Tupinambá promove a I Reunião de Planejamento para o Ano 2008.

Com a participação de diversas lideranças das 22 comunidades do povo Tupinambá de Olivença que vieram trazer propostas para o Planejamento do ano 2008, no que diz respeito ao território, agricultura, educação, saúde, maio ambiente e assistência, iniciou hoje, as 11:00 horas da manhã, com atraso na programação em conseqüência das chuvas que caem na região.
Estarão presentes aos dois dias de Reunião o Diretor de Assistência da FUNAI-Brasil Paulo Câmara, o Administrador Regional de Funai EAR-Ilhéus, Alda e Eduardo do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) Luiz Titia, representante da APOIMNE, Ilza Rodrigues Cacique do Povo Pataxó Há, Há Hãe, a Diretora da Escola Estadual Indígena Tupinambá e do Cacique Gildo. Como também os representantes dos Acuipes de Cima, do Meio, de Baixo, da Aldeia Tucun, do Mamão, Sapucaeira I e II, Serra Negra, Santana, Santaninha, Gravatá, Curupitnaga e da Vila de Olivença. Sobre a Coordenação do Cacique Alicio Francisco do Amaral (72 anos de idade), a reunião começou com porancin enquanto aguardavam a chegada dos patrícios das comunidades mais distantes, logo em seguida foram convidados a fazer parte da mesa, Rômulo Siqueira de Sá – ADM Regional da FUNAI, Paulo Câmara Diretor de Assistência – DAS/Funai-DF, Coord. do CIMI, Luis Titia da APOINME, Cacique Ilza Rodrigues, Povo Pataxó de Pau Brasil, que falaram da importância da organização Comunidade programando junto com a Funai para o ano de 2008.
A Reunião tem como pauta a Criação de um comitê para acompanhar e fiscalizar as ações da Funai, com uma gestão mais participativa e transparente, que tem apoio total do Administrador Rômulo, apresentar propostas para o incentivo a agricultura, e que os recursos possam chegar na época boa para o plantio, discutir também a proposta administrativa da FUNAI, negociar um Representante local para o Povo Tupinambá, que até hoje não tem chefe de Posto.
Na fala do Cacique Alicio Amaral, a criação do Comitê para trabalhar junto com o Administrador vai ajudar a melhorar o uso dos recursos da Funai, dando melhor condição de trabalho para que os Caciques, na consolidação do nosso povo no território, ao invés de gastar todo o recurso no aluguel de carro ou em combustível como esta sendo gasto na gestão passada.
Amanhã serão fechadas as propostas aprovadas pelas lideranças, como também serão escolhidas as lideranças para participaram do Comitê.
Acuipe de Cima, Olivença, 26 de novembro de 2007.
Cláudio Magalhães
claudiocarillo@hotmail.com